quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O CICLO OTTO

O Ciclo Otto é o ciclo termodinâmico dos motores de combustão interna, cujo co-inventor foi Nikolaus August Otto, que construiu o primeiro motor, depois do primeiro "motor de Aristóteles". ( A termodinâmica estuda a energia e os movimento ocasionados por essa energia ; é um ramo da ciência que estuda a temperatura, o volume e a pressão : a base é o calor, energia que gera o movimento e a dinâmica : o movimento. O vocábulo "termodinâmica" descreve os objetos desta ciência ).
O ciclo de Otto é a idéia, a hipótese referente a um processo de funcionamento dos gases.
O ciclo de Otto como qualquer outro ciclo é captada idealmente, ou seja, na forma da perfeição existente apenas na matemática, a linguagem e poesia da física, e na poesia propriamente dita dos conceitos científicos ou filosóficos. Dessa hipótese ou idéia oriunda da observação da natureza ( o espanto grego que origina a sede de saber ) e transformada em ideal (perfeicão ) pela mente humana é que se origina a ciência, o fundamento da tecnologia.
Na prática, na tecnologia, na realização da idéia, que é a aferição da hipótese, a construção do motor Otto, o Motor de quatro tempos de Otto, é a colocação da hipótese como tese no mundo (alienação da idéia do cérebro ao mundo): é por no mundo o que antes fora apenas idéia, hipótese, que se realiza ao ser construída e ao funcionar como artefato proposto no mundo, na realidade, fora da idealidade matemática e poética : as duas utopias do conhecimento : é a colocoção do motor na vida real).
A compreensão do Ciclo Otto, idéia sobre a qual se assenta os princípios do motor Otto, o motor Otto de combustão interna, que "anima" todos os veículos, foi essencial para que se realizasse um feito tecnológico de extrema utilidade, um atestado definitivo d inteligência do homem enquanto indivíduo.
O primeiro motor Otto de combustão interna, o protótipo Otto, é um salto evolutivo da inteligência na engenharia e uma demonstração da importância do indivíduo na construção da civilização.

Nenhum comentário: